Operações em BM&F

123

Operações em BM&F

Henrique Borges
Administrador
Fala Pessoal,

Criei mais este tópico para começarmos a conversar sobre as operações na Bolsa de Mercadorias e Futuros. Antes de mais nada, espero que estejam assistindo nossos videos e se interessando por mais este assunto que pode vir a trazer bons lucros na nossa vida como traders. Este é um espaço bem democrático, com total liberdade de expressão, desde que sempre nos tratemos com respeito e civilidade e que o utilizemos para discutir opiniões e pontos de vista sobre o mercado, ideias sobre estratégias, esclarecer dúvidas diversas, aprender e ensinar.

Se todas as opiniões fossem iguais e convergentes, não precisaríamos discutí-las, então devemos sim divergir, discordar, conversar, com o objetivo de debater ideias e tirar algum proveito sobre isso. Mas acima de tudo, temos que lembrar que o objetivo maior de cada um de nós não deve ser apenas vencer uma discussão. Nosso objetivo é ganhar dinheiro com o mercado através de operações conscientes e, consequentemente, melhorar nossa qualidade de vida.

É assim que eu penso. Acho que é melhor ganhar dinheiro do que estar certo! Para quem estava sentindo falta de um espaço assim para conversar, agora ele existe. Então vamos aproveitá-lo.

A propósito, seria interessante receber comentários, críticas e sugestões para os próximos videos sobre BMF. Assim podemos direcionar o assunto para o interesse de todos os participantes.

Então é isso, caso haja interesse, estamos à disposição de todos. Grande abraço e bons trades.
Henrique Borges
Email: haborges.hal@gmail.com
Skype: henriqueaborges

Re: Operações em BM&F

Paulo
Henrique,

Estou gostando bastante dos seus vídeos sobre a BM&F. Concordo com você quando diz que estamos aqui pra ganhar dinheiro e não para disputar quem é o melhor. Infelizmente só é o que vemos nos fóruns por aí. Cada um querendo ser o dono da bola de cristal que mais acerta quando sabemos que ela não existe. E, na maioria das vezes, essas pessoas que clamam ser as mais acertadoras, na verdade nem investem dinheiro real na bolsa. Li ontem no livro do William Gallacher que até um relógio quebrado acerta 2x/dia a hora...

[]'s

Paulo

Re: Operações em BM&F

Ronaldo Gia
Em resposta à esta mensagem postada por Henrique Borges
Parabéns Henrique pela iniciativa e o que eu mais estou gostando é de ver que vc está começando pelo começo e não pelo fim como todos do mercado. Continue assim. Não perco um dos seus posts e estou ansioso pelos próximos. Este assunto me interessa muito e pela primeira vez em anos achei um espaço onde podemos ter uma sequencia no aprendizado. Continue assim. Abraço.

Re: Operações em BM&F

WLima
Em resposta à esta mensagem postada por Henrique Borges
Estamos juntos, acompanho o site do Fernando Vieira a algum tempo e estou embarcando com vocês nessa empreitada da BMF, já aprendi muito e sigo firme no simulador no começo do mês pretendo iniciar com Operações reais....

Re: Operações em BM&F

Henrique Borges
Em resposta à esta mensagem postada por Paulo
Fala Paulo, seja bem vindo.
É verdade, tem muita gente assim. Mas é só a gente se concentrar naquilo que realmente importa e deixar eles discutindo sozinhos.
Grande abraço e vamos em frente.

Re: Operações em BM&F

Henrique Borges
Em resposta à esta mensagem postada por Ronaldo Gia
Valeu Ronaldo, muito obrigado pelo comentário.
Mas logo após esse breve período de introdução vamos aprofundar as discussões e colocar a mão a massa. Afinal, só aproveitamos o mercado quando operamos de verdade.
Grande abraço e continue participando.

Re: Operações em BM&F

Henrique Borges
Em resposta à esta mensagem postada por WLima
Valeu Wlima, obrigado pela participação. De fato, o simulador serve para a gente perceber como as coisas funcionam, mas como eu já disse, a gente só aprende mesmo a vivenciar o mercado com operações reais, porque elas envolvem o nosso psicológico, que é um dos principais aspectos que temos que disciplinar.
Mas não marque uma data específica para começar a operar de verdade. Observe o mercado e assim que surgir uma entrada dentro dos padrões do seu sistema, largue o dedo no mouse, pois uma boa entrada pode demorar bastante para acontecer de novo. Apenas calcule bem o seu tamanho de posição e escolha um contrato suave para iniciar. Sugiro que considere apenas o milho por enquanto.
Qualquer coisas estamos por aqui.

Re: Operações em BM&F

Ronaldo Gia
Em resposta à esta mensagem postada por Henrique Borges
Henrique,
Acabei de assistir o vídeo sobre gerenciamento de risco que vc postou. Parabéns mais uma vez à vc e ao Fernando pela iniciativa. Muito bom saber que vc passou o mesmo que a maioria passa, caindo na mão destes "batedores de carteira" que nos jogam na arena junto com os leões e nos dão um canivete dizendo: "Mate o leão e vc ficará rico". Passei por isto também e acho que esta atitude só colabora para os baixos índices de operadores/especuladores da nossa bolsa. Todo mundo que está iniciando na bolsa deveria ver estes vídeos que vc está produzindo. Acredito que todos lucrariam, inclusive até estes mal intencionados, pois não matariam seus clientes no primeiro ano e poderiam desfrutar de nossas corretagens por muito mais tempo. Obrigado e grande sucesso pra vc. Abraço.

Re: Operações em BM&F

Henrique Borges
Administrador
Fala Ronaldo, muito obrigado pelo seu comentário. A intenção é essa mesma, dar uma mão pra galera começando ou mesmo os que já tem uma certa experiência mas que ainda podem aperfeiçoar seus métodos. Mas confesso que eu mesmo aprendo bastande e melhoro meus resultados quando tenho o compromisso de tentar passar um pouco do que sei.
Que bom que você não será parte do esquema de lucro das corretoras.
Obrigado novamente pela participação e continue participando. Peço que se tiver gostado, compartilhe os videos, clique na mãozinha de curtir e comente lá no forum também.
Grande abraço...

[...]

Se você responder a este email, a sua mensagem será adicionada à discussão abaixo:
http://trend-following-bovespa-forum.1005668.n3.nabble.com/Operacoes-em-BM-F-tp11p34.html
Para remover sua inscrição de Operações em BM&F, clique aqui.
NAML

Henrique Borges
Email: haborges.hal@gmail.com
Skype: henriqueaborges

Re: Operações em BM&F

Gilmar
Em resposta à esta mensagem postada por Henrique Borges
Parabens Henrique BMF é um filão quase que inexplorado pela maioria, acho que toda contribuição nessa area vai trazer luz para muita gente.
Agora uma pergunta. Afim de melhorar a rentabilidade estou buscando operações em renda variável com baixo risco e consequentemente baixo retorno. Sei que a resposta natural é então vai para "renda fixa". Mas insisto na pergunta: Dá para estruturar alguma operação em renda variável afim de conseguir minimizar riscos e ainda sim ter algum retorno?

Re: Operações em BM&F

Henrique Borges
Administrador
Fala Gilmar... Dificilmente algum dia eu vou te dar uma resposta como "vai pra renda fixa, rsrs". A não ser que me digam que a renda variável realmente não é para a pessoa, aí eu diria vai para a renda fixa, desde que não seja a poupança.

Existem sim formas de você operar renda variável com baixo risco, e nem por isso essas formas têm, necessariamente, que ser com baixa rentabilidade. Eu opero dessa forma.

O simples fato de você fazer o gerenciamento de risco que eu expliquei essa semana no video sobre o assunto já resolve essa questão. Agora depende diretamente da quantidade do seu capital. Para arriscar uma baixa parcela do seu capital, você precisa ter um capital um pouco maior.

Agora, não devemos confundir investimento de baixo risco com investimento de ganhos garantidos. Ganhos garantidos, somente na renda fixa, principalmente em fundos pré fixados em títulos públicos. Entretanto, o seu dinheiro inteiro ficará emprestado para o governo a uma taxa baixíssima de 1% ao mês, enquanto ele usa sua grana para ganhar muito mais em outras fontes. Eu consigo operar um capital de 100 ml reais colocando 50% em ações e 50% em BMF, com baixo risco. E se esse capital fosse de um milhão, conseguiria também.

A maior fonte do risco não está na modalidade de investimento, mas sim na forma como o TRADER opera.

Sugiro que você estude como se faz lançamentos cobertos com opções. Funcionam como uma renda fixa, mas tem que saber fazer (na verdade é super simples). E sugiro que vc estude as formas de gerenciamento de risco que apresentei, para operar BMF e a forma que o Fernando adaptou do Alexander Elder para ações.

Grande abraço
Henrique Borges
Email: haborges.hal@gmail.com
Skype: henriqueaborges

Re: Operações em BM&F

ROBERTOJM
Em resposta à esta mensagem postada por Henrique Borges
Henrique
Mais um parabéns acaba ficando redundante, mas é o que vc merece. Se não aprender mais nada, só a dica do simulador da BMF já teria valido, tem me ajudado muito. Mas o que eu gostaria de falar é o seguinte: repasso os vídeos várias vezes e estou fazendo uma espécie de arquivo com os dados que eu preciso, mas reparei que na minha sequência de vídeos tem algo diferente: o #1 seria de 6/5 - bate papo sobre a bmf; o #2 seria de 11/5 - alavancagem; o #3 seria de 14/5 - alavancagem e mini índice; já o # 5 seria de 18/5 - milho/boi/café e finalmente o #6 de 24/5 sobre gerenciamento de risco. Parece que na numeração teria sido pulado o #4? É isso mesmo, ou não estou encontrando no site? Seria só para confirmar se eu estou "comendo bola". Outra coisa, vc me daria liberdade de te enviar um e-mail para mostrar a minha planilha de metas no mini índice para saber a tua opinião? Como tem valores, gostaria que fosse mais restrita daí o motivo do e-mail. Obrigado
RobertoJM

Re: Operações em BM&F

Henrique Borges
Fala Roberto,
Muitíssimo obrigado pelo seu comentário.
Cara, vc tá quase certo, rs. Eu errei na numeração. Mas na verdade, se considerarmos o video 1 como sendo o video de apresentação, aí a numeração fica correta. São 6 videos que lancei até o momento. Obrigado pela correção.
Pode mandar a planilha sim, fique a vontade.
Abraço...

Re: Operações em BM&F

Gilmar
Em resposta à esta mensagem postada por Henrique Borges
Valeu pela excelente resposta. Estou no caminho certo, já comecei a fazer lançamentos cobertos e estou melhorando o gerenciamento de risco. Abraços.

Re: Operações em BM&F

Fernando Vieira
Administrador
Em resposta à esta mensagem postada por Henrique Borges

Parabéns a todos, vamos continuar testando o método de trade e método de manejo de risco.

Vamos aumentar o número de participantes neste grupo pessoal.

Se inscreva no simulador BMF.

simulador.bmf.com.br
Fernando Vieira
Email: contato@trendfollowingbovespa.com
Skype: ffvieira

Re: Operações em BM&F

Henrique Borges
Administrador
Sensacional Fernando. Só lembrando para o pessoal que esses resultados parciais são referentes a apenas um mês de operações. Como o ranking so simulador é quadrimestral, o placar foi zerado e iniciado no mês de maio. 25% em um mês foi um ótimo resultado.

Parabéns a todos e um forte abraço...
Henrique Borges
Email: haborges.hal@gmail.com
Skype: henriqueaborges

Re: Operações em BM&F

ROBERTOJM
Henrique, boa tarde

Já fiz a inscrição para o teu curso e já foi confirmado o papamento, qual seria o próximo passo?

Re: Operações em BM&F

Henrique Borges
Oi Roberto.
Obrigado pela participação e pela confiança. O próximo passo agora é agendarmos data e horário para iniciar. Me manda um email (haborges.hal@gmail.com) e me adiciona no skype (henriqueaborges) para conversarmos.
Grande abraço e até breve.
KNG

Re: Operações em BM&F

KNG
Em resposta à esta mensagem postada por Henrique Borges
Henrique e Fernando

O que vcs acham de organizar os videos em tópicos ?

Um para videos sobre BM&F e outro sobre TF em Ações ,

Assim os videos não ficam "perdidos " no blog

Abraço

Re: Operações em BM&F

Henrique Borges
Administrador
Fala Kleber, obrigado pela sugestão. Na verdade, como apenas o Fernando publicava antes e eu passei a publicar agora, nunca pensamos que isso seria um problema, até porque estamos realizando em média apenas dois videos por semana (um de cada). Então até acho que não fica tão difícil de localizar. O que pode ter dificultado são alguns posts que coloquei sem videos, apenas com algumas figuras.
Vamos analisar isso melhor, ok?